quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dica: Usando melhor o Google

Achei esta matéria muito boa e estou republicando ela aqui para vocês. Veio do Dicas para Blogs. Leiam o texto abaixo.

Será que nós blogueiros usamos tudo que o google pode oferecer? Tenho certeza que não, pois aqui estão algumas coisas simples de consultar e muito úteis, você só precisa colocar um código(palavra) na frente do link do seu blog para ter informações sobre ele diretamente na pagina de busca do google. E ainda algumas outras funções para usamos melhor o Google.
Muitas dessas funções podem ser acessadas através da pagina de pesquisa avançada do google. Outro detalhe e não colocar espaço entre o código e o endereço do site ou blog.
Veja como fazer essas pesquisas, entre na pagina do Google e digite no campo de pesquise o seguinte, naturalmente coloque o endereço correto de seu blog no lugar indicado:
cache:http://SEUBLOG.blogspot.com
Se você incluir outras palavras na consulta, o Google destacará essas palavras dentro do documento em cache. Por exemplo [cache: http://dicasparablogs.blogspot.com código] irá destacar em nossa pagina inicial a palavra código.

usando melhor o Google
link:http://SEUBLOG.blogspot.com
Irá listar páginas que têm links para a página web especificada. Por exemplo, [link: http://dicasparablogs.blogspot.com] irá listar páginas que têm links que apontam para a página nossa inicial.
related:http://SEUBLOG.blogspot.com
Lista as páginas da web que são "semelhantes" para uma determinada página web. Por exemplo, [related: http://dicasparablogs.blogspot.com] irá listar páginas web que são semelhantes à página nossa inicial.
info:http://SEUBLOG.blogspot.com
Irá apresentar algumas informações que o Google tem sobre essa página da web. Por exemplo, [info: http://dicasparablogs.blogspot.com] irá mostrar informações sobre a página nossa inicial.
Aqui temos algumas outras funções não relacionadas diretamente com blogs, mas que também pode ser muito úteis.
define:
A consulta [define:] irá fornecer uma definição das palavras que você digitar após o mesmo, reunidas a partir de várias fontes on-line. A definição será para toda a frase entrou (ou seja, ele irá incluir todas as palavras na ordem exata que você digitou-los).
site:
Em sua consulta, o Google irá restringir os resultados aos sites de um determinado domínio. Por exemplo, [ajuda site:http://dicasparablogs.blogspot.com] irá encontrar páginas sobre ajuda dentro do nosso blog.
Se digitar [ajuda site: com] irá encontrar páginas sobre ajuda dentro dos URLs .com. Não pode haver espaço entre o "site:" e o domínio. Esta funcionalidade está disponível também através da busca avançada página, sob Advanced Web Search> Domínios.
allintitle:
Se você iniciar uma consulta com [allintitle:], o Google irá restringir os resultados para as pessoas com todas as palavras da consulta no título. Por exemplo, [allintitle: google search] retornará somente documentos que tenham tanto "google" como "search" no título.
intitle:
Em sua consulta, o Google irá restringir os resultados a documentos que contenham aquela palavra no título Por exemplo, [intitle: google search] retornará documentos que mencionam a palavra "google" no título, e mencionam a palavra "search" em qualquer parte do documento (título ou não). Nota: não pode haver espaço entre "intitle : "e a palavra seguinte.
Colocar [intitle:] na frente de cada palavra da consulta é equivalente a colocar [allintitle:] na frente de sua consulta: [intitle: google intitle: search] é o mesmo que [allintitle: google search].
allinurl:
Se você iniciar uma consulta com [allinurl:], o Google irá restringir os resultados para as pessoas com todas as palavras da consulta na url. Por exemplo, [allinurl: google pesquisa] retornará somente documentos que tenham tanto "google" e "pesquisa" na url.
Note-se que [allinurl:] funciona com palavras, não com componentes de URL Em particular, ignora pontuação. Assim, [allinurl: foo / bar] irá restringir os resultados a páginas com as palavras "foo" e "bar" na url, mas não é necessário que sejam separadas por uma barra dentro desse URL, que sejam adjacentes, ou que estejam nessa determinada ordem de palavras. Não há atualmente nenhuma maneira de impor essas restrições.
inurl:
Em sua consulta, o Google irá restringir os resultados a documentos que contenham aquela palavra na url. Por exemplo, [inurl: google search] retornará documentos que mencionam a palavra "google" na url e mencionam a palavra "search" em qualquer parte do documento (URL ou não). Não pode haver espaço entre "inurl:" e a palavra seguinte.
Colocar "inurl:" na frente de cada palavra de sua consulta é equivalente a colocar "allinurl:" na frente de sua consulta: [inurl: google inurl: search] é o mesmo que [allinurl: google search].
Queremos dizer que encontramos todas essas informações nas paginas de ajuda do Google, mas essas paginas tem seu conteúdo em inglês, então fizemos algumas adaptações com ajuda de programas e sites de tradução.

Publicação original do blog (excelente blog): Dicas para Blogs

0 comentários:

Postar um comentário