sábado, 20 de novembro de 2010

zButterfly – Novo BitTorrent

Mais uma do Ernesto em primeira mão para todos nós (publicado em 19/11/2010).

Eu já baixei, instalei e estou utilizando, boa dica. Leia abaixo a reportagem traduzida (pelo Google).


Um novo cliente BitTorrent zButterfly chamado viu a luz esta semana. Com base no código-fonte Vuze, o novo cliente se diferencia da concorrência por oferecer um catálogo pesquisável de filmes em várias qualidades. Os desenvolvedores do zButterfly estão convencidos de que a abordagem centrada no filme será apreciada pelos utilizadores, mas é duvidoso que Hollywood vai ser feliz com mais esta inovação.

O filme zButterfly orientado cliente BitTorrent foi lançado ao público há poucos dias depois de ter sido testado em beta privado por algumas semanas. Publicado sob uma licença geral pública do GNU (GPL), o cliente do Open Source é baseado no código Vuze conhecido, mas com algumas funções adicionais que tornam a se destacar do resto.

O principal foco do cliente é para tornar mais fácil para as pessoas a encontrar os lançamentos de filmes diferentes em BitTorrent. Em usuários de inicialização ver uma tela inicial onde os filmes mais populares estão presentes, e no lado eles podem navegar através do "catálogo" de filmes por gênero, atores, diretores, países e ano, o filme foi lançado.

Além de um navegador do catálogo, há também um avançado motor de busca torrent do filme construído em zButterfly. Aqui, os usuários podem filtrar as pesquisas com base em anos de produção, gêneros e classificações IMDb. No total, existem mais de 8200 filmes para os quais pelo menos um torrent está disponível, mas Felipe Cordeiro, diretor de marketing da zButterfly, disse a TorrentFreak que o catálogo vai continuar a se expandir.

zbutterfly

Quando os usuários podem ver um filme que gostam podem continuar para a página de download do filme em que uma riqueza de informação é apresentada. Vários formatos de lançamento, o elenco do filme, a sua classificação IMDb, reboques e recomendações para filmes semelhantes estão todos disponíveis. A maior parte desta meta-dados parece se originar de IMDb. Os downloads são reais torrentless, e confiar apenas em links ímã.

Embora haja pouca dúvida de que haverá um subconjunto de usuários de BitTorrent que estarão interessados em usar tal um cliente, é também uma certeza de que a MPAA não irão apoiar este projecto. zButterfly de Filipe Cordeiro concorda com esta avaliação, mas entende que eles não fazem nada de errado.

"Problemas com a indústria do cinema deve ser esperado", nos disse Cordeiro. "Mas estamos legalmente um motor de busca. Não copie o conteúdo em nossos servidores, nós não operamos um tracker torrent, nós somos apenas um espelho da rede BitTorrent. Um espelho que está decorado com um catálogo de filmes. "

"Todos os filmes em nosso catálogo foram encontrados com os nossos robôs de busca automática. Qualquer titular de direito de autor pode apresentar um pedido de remoção, mas não há garantia de que o filme não será adicionado à nossa base de dados no futuro ", disse Cordeiro, acrescentando que os motores de busca como o Google pode também ser usado para encontrar arquivos torrent. "Legalmente, não são muito diferentes do Google."

Até um certo grau Cordeiro pode estar certo. Mas a julgar processos da indústria do cinema contra sites de torrent nos últimos anos, aprendemos que a "intenção" é mais importante do que técnicos. A MPAA, provavelmente, argumentam que zButterfly promove violação de direitos autorais, apresentando vários filmes de grande sucesso em sua tela inicial.

O novo cliente pode ser baixado no site oficial e todos os arquivos fonte do projecto estão disponíveis no Sourceforge.

Fonte: TorrentFreak

0 comentários:

Postar um comentário